HomeSem categoriaComo fazer o checklist das obrigações contábeis da sua empresa no final do ano?

Como fazer o checklist das obrigações contábeis da sua empresa no final do ano?

Por Contábil Cardinalli em quinta-feira, 24 de outubro de 2019 às 07:46

Fechar o ano no vermelho. Esse é um grande pesadelo na vida de muitos empresários. Por isso, a organização das finanças é indispensável. Afinal, quem não quer começar um novo ciclo bem e com as contas em dia? 

Demonstrativos Financeiros do exercício

Durante os 365 dias do ano, o serviço contábil é importante, mas nos últimos meses ele se torna uma peça fundamental no que diz respeito a organização do empreendimento. Por meio das demonstrações financeiras é possível saber a situação da sua empresa, planejar suas finanças e não ter problemas na área tributária. 

Planejamento estratégico

Muitas pessoas costumam fazer listas pessoais com metas a serem atingidas no próximo ano. E no mundo dos negócios não é diferente. Quem ajuda o empreendedor nessa tarefa é a Contabilidade. 

Com relatórios, um planejamento estratégico é traçado e é decidida a forma de recolhimento de tributos, a situação patrimonial e todas as informações que o empresário necessitar. 

Quando se conhece bem a empresa, fica mais fácil tomar decisões e não dar passos em falso. Vale lembrar que todas essas mudanças podem gerar novos gastos, como por exemplo os encargos tributários. Então, para não termos surpresas indesejadas e alcançarmos bons resultados, o planejamento é a chave. 

Balanços

Começar o ano com dívidas pode se tornar uma bola de neve ao decorrer do tempo. Então, com os balanços nada passa despercebido. O que deve ser pago e recebido é posto na conta, o tamanho do estoque é analisado e os índices apontam se a empresa conseguirá arcar com os compromissos que que assumiu. 

Custos e Precificação

A concorrência aumenta a cada dia, e se tem uma coisa que atrai os clientes são os descontos. Entretanto, para oferecê-los, o empreendedor deve saber o custo de seus serviços e produtos oferecidos. Para que assim, mantenha seu preço dentro do padrão, deixando os adversários para trás. 

E já que Papai Noel não existe, deixa que a gente da Contábil Cardinalli garante o seu presente de Natal: poder dormir sem se preocupar com problemas e começar o ano no azul. 

Ver mais sobre: Sem categoria

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of